Este projeto, "Um convite à escrita subjetiva", pretende que você traduza a sua experiência deste momento social em linguagem literária, com o intuito de promover a empatia por meio da criatividade estética, tornando a sua, a nossa dor visível e compreensível aos olhos dos que estão próximos e distantes. Acreditamos que esse exercício pode contribuir para a compreensão de muitos dramas – sociais, políticos e pessoais – que temos vivido. Queremos (com)partilhar, assim, da sua escrita subjetiva, bem como da expressividade verbal das emoções que emergem neste contexto histórico, social e político crucial em que estamos inseridos.
Você está convidado(a) a escrever em prosa ou poesia, a fim de partilhar a sua experiência pessoal e literária diante do isolamento social e da pandemia da Covid-19.
Para facilitar a organização da escrita de suas ideias, pense primeiro nas emoções (tanto as que você julga como positivas quanto as que julga como negativas) – sem rodeios, até mesmo sem justificativas aparentemente lógicas. Faça, então, um rascunho, ponha as ideias no papel. Em um segundo momento, organize essas emoções/experiências e as agrupe, contrastando-as ou harmonizando-as, como preferir.
Lembre-se de transpor ao papel as emoções que você está sentindo e vivenciando. Sendo assim, há palavras com maior carga semântica que outras; adjetivos e verbos podem se encarregar de transportar o(a) leitor(a) para o seu mundo. Sinta-se à vontade para escrever, e tente, se possível, organizar-se em duas laudas literárias*.
Seja muito bem-vindo(a) a este projeto. Aqui a literatura é o nosso remédio e nossa forma de resistência!
______________
*A chamada lauda literária, usada geralmente por editoras, compreende cerca de 2.100 caracteres.
Nenhum comentário:
Postar um comentário